Frederico Carneiro de Campos

How are you related to Frederico Carneiro de Campos?

Connect to the World Family Tree to find out

Frederico Carneiro de Campos's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Frederico Carneiro de Campos

Birthdate:
Birthplace: Salvador, BA, Brazil
Death: November 04, 1867 (66-67)
Humaitá, Humaitá, Ñeembucú Department, Paraguay (Maus tratos durante a Guerra do Paraguay)
Immediate Family:

Son of Conselheiro Manoel Carneiro de Campos and Maria Inácia de Jesus Ferreira França
Brother of Carlos Carneiro de Campos, 3° visconde de Caravelas; Gabriela Eliza Ferreira França; Teresa Leonor Joaquina Carneiro de Campos; Helena Carolina Carneiro de Campos and Maria Carvalho Campos

Managed by: Private User
Last Updated:

About Frederico Carneiro de Campos

Frederico Carneiro de Campos (Bahia, 1800 — Fortaleza de Humaitá, Paraguai, 3 de novembro de 1867) foi um militar e político brasileiro.

Foi coronel do Corpo de Engenheiros, tando participado do mapeamento das fronteiras do Império do Brasil com as Guianas.

Foi presidente da província da Paraíba, nomeado por carta imperial de 14 de novembro de 1844, de 18 de dezembro de 1844 a 16 de março de 1848. Foi também Deputado Geral pelo Rio de Janeiro.

Em 1864 foi indicado presidente da província do Mato Grosso. A fim de tomar posse do cargo, embarcou no navio mercante imperial Marquês de Olinda seguindo o caminho normal daquela época até Mato Grosso, que consistia em seguir para o sul do Brasil até o Uruguai, entrar no estuário do Rio da Prata, e subir o rio Paraná passando pelo Paraguai. Ao passar por Assunção foi recebido solenemente pelo presidente do Paraguai, Francisco Solano López. Entretanto, depois de alguns dias, em 12 de novembro de 1864, quando estava no rio Paraguai, foi aprisionado por soldados paraguaios juntamente com toda tripulação e passageiros do navio Marquês de Olinda. Este ato foi realizado por ordem de Francisco Solano López como represália pelas recentes ações políticos e militares do Império do Brasil no Uruguai. Embora preceda a invasão do Mato Grosso por tropas paraguaias e a consequente declaração de guerra, tal evento é considerado o marco inicial da Guerra do Paraguai.

Coronel Carneiro de Campos prisioneiro no Paraguai em charge da Semana Illustrada.
Assim como toda tripulação e passageiros do navio Marquês de Olinda, Frederico Carneiro de Campos morreu prisioneiro devido à fome e maus tratos. Faleceu na fortaleza paraguaia de Humaitá em 3 de novembro de 1867, alguns meses antes desta ser conquistada por tropas brasileiras ou em Passo Pocu.Sua esposa, Auta Ferreira França, enlouqueceu com o sofrimento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederico_Carneiro_de_Campos

Engenheiro militar (Bahia, ? - Passo Pocu/Paraguai, 04/11/1867). Foi um dos mártires da Guerra do Paraguai. Com extensa ficha de serviços prestados à coroa imperial, foi nomeado presidente da província de Mato Grosso, sendo o navio que viajava, o Marquês de Olinda, aprisionado em águas paraguaias, na cidade de Assunção, a mando de Solano Lopes. Foi o início da fatídica guerra. Foi prisioneiro de guerra enquanto duraram as batalhas, sendo morto no cativeiro.

Fonte: http://www.portalmatogrosso.com.br/matopedia/campos-frederico-carne...

Faleceu em Passo Pucu em 3 de novembro de 1867 (informa o Barão do Rio Branco, nas Efemérides Brasileiras. Ruas Santos, – em Notas à Historia da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai, – escreve que morreu prisioneiro no Paraguai).

Bacharelou-se em Matemática. Assentou praça em 14 de janeiro de 1822. Segundo-tenente em 20 de junho de 1823. Participou da Guerra da Independência, tendo então recebido medalha. Promovido a primeiro-tenente em 12 de outubro de 1824, a capitão em 25 de janeiro de 1828, a major em 13 de setembro de 1837, a tenente-coronel graduado em 7 de setembro de 1842 e a efetivo no posto em 14 de maio de 1844, chegando a coronel em 2 de dezembro de 1855.

Pertenceu ao Corpo de Engenheiros.

Presidiu a Província da Paraíba. Em 12 de novembro de 1864, nomeado presidente de Mato Grosso, viajava, para tomar posse, no paquete “Marquês de Olinda”, que foi atacado e capturado por Solano Lopez, um dos fatos que dariam início à guerra contra o Paraguai. Frederico Carneiro de Campos foi feito prisioneiro.

Comendador da Ordem de Avis e dignitário da Ordem do Cruzeiro. Admitido como sócio correspondente do IHGB em 10 de novembro de 1842.

Fonte:https://ihgb.org.br/perfil/userprofile/FCCampos.html

A sua biografia está na Revista do Instituto Histórico e Geográfico, Volume 272 : 1966, 301-310.
Fonte: https://geneall.net/en/forum/13625/carneiro-de-campos-s-sdor-de-pen...

view all

Frederico Carneiro de Campos's Timeline

1800
1800
Salvador, BA, Brazil
1867
November 4, 1867
Age 67
Humaitá, Humaitá, Ñeembucú Department, Paraguay