Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão

public profile

How are you related to Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão?

Connect to the World Family Tree to find out

Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antônio Coelho Meireles

Birthdate:
Birthplace: Jaboatão dos Guararapes, PE, Brazil
Death: July 07, 1779 (83-84)
Bahia, Brazil
Immediate Family:

Son of Domingos Coelho de Meireles and Francisca Varela

Occupation: Frade franciscano, historiador, genealogista, orador, poeta e cronista brasileiro
Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão

Nasceu em 1695, na freguesia de Santo Amaro de Jaboatão, em Pernambuco. Seu nome civil era Antônio Coelho Meireles, filho do sargento-mor Domingos Coelho de Meireles e Francisca Varela. Foi aluno em Latim e Humanidades de seu tio paterno, Padre Agostinho Coelho Meireles, vigário da freguesia entre 1710 e 1715.

Em 12 de dezembro de 1717, com 22 anos, entrou para a Ordem dos Franciscanos, no Convento de Santo Antônio de Paraguaçu, concluindo seus estudos em 1725. Foi Mestre de Noviços no Convento de Santo Antônio do Recife; lente de véspera (1736) e lente de filosofia (1737), na Bahia; guardião por duas vezes na Paraíba: a primeira, de 1741 a 1742, e a segunda de 1751 a 1753. Foi Definidor em 1755 e neste mesmo ano nomeado para cronista da Província. Faleceu na Bahia em 07 de julho de 1779.

Foi pintor de iluminuras, poeta, historiador, orador sacro, escritor e, sobretudo, genealogista. Pertenceu à Academia dos Esquecidos, entidade fundada na Bahia em 1724 e extinta em 1725, e à Academia Brasílica dos Renascidos, também da Bahia, extinta em 1759.

É considerados um dos três maiores genealogistas do século XVII: os outros dois são Pedro Taques e Borges da Fonseca. Cada um deles foi autor de obras clássicas e básicas na genealogia brasileira: Taques abordou as famílias de São Paulo, Borges da Fonseca as de Pernambuco, e Jaboatão as de Pernambuco e Bahia.

Seu trabalho principal, que lhe permitiu essa inclusão entre os grandes do século, foi o Catálogo Genealógico das Principais Famílias que Procedem de Albuquerques e Cavalcantis em Pernambuco e Carumurus na Bahia (tiradas de memória, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, em especial o teatro genealógico de D. Livisco de Nazão Zarco e Colona, aliás Manuel de Carvalho Ataíde, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno como antigo com assentos de batizados, casamentos e enterros que se guardam na Câmara Eclesiástica da Bahia), datado de 1768 e impresso, pela primeira vez, pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1889.

Além de seu famoso Catálogo, deixou várias outras obras:

Discurso histórico, geográfico, genealógico, político e encomiástico recitado em a nova celebridade, que dedicaram os pardos de Pernambuco ao santo de sua cor o b. Gonçalo Garcia – Lisboa, 1751;
Sermão de Santo Antônio, em o dia do corpo de Deus – Lisboa, 1751;
Sermão de S. Pedro Mártir, pregado na matriz do Corpo Santo do Recife – Lisboa, 1751;
Restauração de Pernambuco do domínio holandês, pregado na Sé de Olinda em 1731- Lisboa, 1752;
Três práticas e um sermão do glorioso patriarca São José, oferecidos ao sereníssimo Rei D. José I, pregados na Igreja matriz da Bahia – Lisboa, 1753;
Gemidos seráficos, etc.- orações nas exéquias funerais do Augustíssimo e Fidelíssimo Rei de Portugal D. João V, celebradas no Convento de Santo Antônio do Recife em 12 de julho de 1750 – Lisboa, 1754;
Jaboatão Mystico, em correntes sacras dividido, corrente primeira, panegyrica e moral – Lisboa, 1758;
Sermões da Rainha Santa Isabel (10 sermões) – Lisboa, 1762;
Orbe seráfico novo brazilico descoberto, estabelecido e cultivado a influxos da nova luz de Itália, estreita brilhante de Espanha, luzido sol de Pádua,astro maior do céu de São Francisco, o thaumaturgo português Santo Antônio, a quem vai consagrada como teatro glorioso a parte primeira da crônica dos frades menores da província do Brazil – Lisboa, 1761;
Novo orbe seráfico brazílico, ou crônica dos frades menores da província do Brazil – cuja primeira edição saiu do prelo em vida do autor, Lisboa, 1761. Nova edição, completa, em dois volumes, foi impressa no Rio de Janeiro entre 1858 e 1862.
Fontes desta biografia: Arquivos de Carlos Eduardo Barata; Apontamentos Biográficos do Clero Pernambucano I, de Fernando Pio dos Santos; Boletim do Colégio Brasileiro de Genealogia, nº 3, 1988; Revista do Instituto Genealógico da Bahia, nº 22, 2005.

view all

Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão's Timeline

1695
1695
Jaboatão dos Guararapes, PE, Brazil
1779
July 7, 1779
Age 84
Bahia, Brazil