James Oliver Holland

Is your surname Holland?

Connect to 31,671 Holland profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

James Oliver Holland

Birthdate:
Birthplace: Gaston County, North Carolina, United States
Death: between November 1895 and May 1906 (46-57)
Ibitinga, Ibitinga, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Franklin Harper Holland and Priscilla Ruth Holland
Husband of Margaret Jurilla Green
Father of William Joseph Holland; Franklin Holland; Mary Ruth Holland; Angelina Russell Holland; Helena Lee Holland and 3 others
Brother of William Joseph Holland; Leroy Chalmers Holland and Mary Priscilla Weissinger

Managed by: Dalton Holland Baptista
Last Updated:

About James Oliver Holland

On April 20th 1869 he wrote a letter from Jardim, near Campinas, to Sarah Torrence telling about day-by-day live in Brazil and giving cousin June (William Junius Torrence) directions how to send his money to Brazil.

James Oliver Holland, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1849 em Crowders Creek, Gaston County, North Carolina. Foi o segundo filho de Franklin Harper Holland e Priscilla Ruth Wilson. Era quatro anos mais novo que seu irmão mais velho Wiley. Teve mais dois irmãos, Leroy, nascido em 1951 e Mary Priscilla, de 1854.

Pouco sabemos de sua infância. A casa em que nasceu fora construída em terras que seu avô materno havia dado a seus pais quando se casaram e originalmente era parte de sua fazenda. Seus tios e avós e primos maternos moravam todos na mesma fazenda no entanto pouco conheceu os avós maternos pois sua avó morreu quando ele estava com dois anos e seu avô quanto tinha cinco.

Seus avós paternos, Oliver e Polly, moravam a nordeste de sua casa, a cerca de três quilômetros de distância. Tanto seu pai como seu avô paternos faleceram em 1857, quando James estava com oito anos de idade. E sua avó Polly, quando tinha dezoito.

Seus amigos de infância devem ter sido seus primos Clisby Torrence, que tinha a mesma idade de seu irmão mais velho Wiley, e sua prima Sarah Clementine que era praticamente da mesma idade, ambos filhos de sua tia Mary Wilson Torrence; e Sarah Priscilla Torrence, filha de sua tia Sarah Torrence, dois anos mais nova. Do lado de seu pai havia só duas primas mais ou menos de sua idade mas não moravam tão perto e provavelmente só se encontravam na igreja ou em ocasiões especiais. Interessante notar que uma delas Mary Ann, filha de Jasper, também casou-se com um membro da família Torrence.

Quando James estava com 12 anos começou a guerra entre os estados e boa parte de suas lembranças da infância provavelmente seriam de momentos bem tristes. Aos dezoito anos mudou-se para o Brasil com sua mãe e irmãos.

Conforme relatamos sobre a vida de sua mãe. Os primeiros tempos no Brasil foram cheios de mudanças e trabalho duro. Viveram em diversas cidades, sempre trabalhando como fazendeiros. James foi o primeiro a casar-se entre seus irmãos. Deve ter casado por volta de 1871 ou 1872. Sua esposa era Jurilla Margaret Green, originária de Dallas, Texas. James conheceu-a em Santa Barbara d’Oeste.

Em 25 de outubro de 1873 nasceu seu primeiro filho, a quem deram o nome de William Joseph, que era tanto o nome de seu irmão mais velho como o de seu avô materno. Em 1875 nasceu seu segundo filho, que recebeu o nome de seu pai, Franklin. Em agosto deste ano James acidentalmente deu um tiro na própria perna. Demorou muitos meses para recuperar seu movimento integralmente. Nesta mesma época faleceu seu irmão mais velho, William Joseph, e no começo do ano seguinte, Priscilla, sua mãe. Com a morte de Priscilla, James herdou a bíblia da família, onde estavam todos os registros e nascimentos dos Holland e Wilson. Por alguma razão desconhecida, dizem que sua esposa queimou esta bíblia.

Em 1877 faleceu seu filho Franklin e nasceu Mary Ruth. Sabemos que James estava morando em Santa Barbara d’Oeste em 1879 pois alí nasceu Helena Lee, o quarto de seus filhos. Depois vieram Angelina Russell em 1881, Olívia Priscilla em 1885, James Ingraham em 1889, conhecido como Little Jim, e finalmente Eliza Oliveira em 1891. O nome Ingraham, tem aparecido escrito de formas diversas ao longo de nossas pesquisas. Como não temos informações sobre qual a ortografia correta, adotamos aqui a maneira de escrever o nome usada pelos seus descendentes vivos que têm este nome hoje.

James Oliver, ou Big Jim, como era chamado pelos irmãos, manteve-se em contato com os primos nos Estados Unidos pois em 1894 escreveu uma carta para o filho de sua prima Sarah Priscilla Torrence, Leonidas Chalmers Glenn, em 22 de outubro de 1894 contando que havia se tornado um desbravador de terras para o governo e que por esta razão passava muito tempo em fronteiras remotas do país, longe de sua família. Conforme nos relatou Leeônidas em carta de 26 de março de 1946, na carta Big Jim menciona seus sete filhos que chegaram à idade adulta.

Estavam morando em Ibitinga nesta época e, provavelmente pela dificuldade em manter sua religião presbiteriana onde não havia templos nem ministros, tornaram-se católicos. Em 8 de setembro de 1895, batizou sua filha Eliza na Matriz de Ibitinga. Eliza já estava com três anos de idade.

Sabemos que James faleceu relativamente jovem, entre os 45 e 57 anos de idade, ou seja antes de 1906 pois assim consta no registro de casamento de sua filha Helena.

Depois de sua morte, praticamente não houve contato, ou pelo menos não temos notícias, entre a família de Big Jim e dos seus irmãos Lee e Mary Priscilla. Segundo a tradição familiar a esposa de James e a de Lee detestavam-se mutuamente. Com o passar dos anos e a morte de Lee, ninguém mais sabia o paradeiro de suas descendentes exceto por contato ocasional com os descendentes de Little Jim, que mudara-se para Campo Grande. No entanto, mesmo os filhos de Big Jim perderam contato com os primos de Ibitinga. Nada souberam sobre eles durante os próximos cem anos. Nem mesmo que moravam ali. Tão pertinho dos descendentes de Lee e Mary!

Jurilla Margaret Green, esposa de James Oliver faleceu em 1935, provavelmente com mais de oitenta anos. Olívia, sua quinta filha, como já mencionado, faleceu solteira por volta de 1944, com cerca de 60 anos de idade.

view all 11

James Oliver Holland's Timeline

1849
February 20, 1849
Gaston County, North Carolina, United States
1873
October 25, 1873
1875
1875
1877
1877
1881
January 16, 1881
1884
1884
Santa Bárbara D'Oeste, Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brazil
1885
1885
1889
1889
1891
1891
Ibitinga, Ibitinga, São Paulo, Brazil
1895
November 1895
Age 46
Ibitinga, Ibitinga, São Paulo, Brazil