Alfredo d'Escragnolle Taunay, 1º visconde de Taunay

Is your surname d'Escragnolle Taunay?

Research the d'Escragnolle Taunay family

Alfredo d'Escragnolle Taunay, 1º visconde de Taunay's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay, 1º visconde de Taunay

Also Known As: "Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay"
Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Death: January 25, 1899 (55)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil (diabetes)
Place of Burial: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Félix Émile Taunay and Gabriela Hermínia Robert d'Escragnolle
Husband of Cristina Teixeira Leite, viscondessa de Taunay
Father of Afonso d'Escragnolle Taunay; Raul d'Escragnolle Taunay; Ana Alice d'Escragnolle Taunay and Gabriela d'Escragnolle Taunay
Brother of Adelaide Carolina Amelia d'Escragnolle Taunay and Adelaide d'Escragnolle Taunay

Managed by: Private User
Last Updated:

About Alfredo d'Escragnolle Taunay, 1º visconde de Taunay

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay, primeiro e único visconde de Taunay, (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1843 — Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1899) foi um nobre, escritor, músico, artista plástico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo brasileiro.

Biografia

Família e educação

Alfredo Taunay nasceu em uma família aristocrática de origem francesa no Rio de Janeiro. Seu pai, Félix Émile Taunay, era pintor, professor e diretor da Academia Imperial de Belas Artes e seu avô paterno foi o conceituado Nicolas-Antoine Taunay. Sua mãe, Gabriela Hermínia Robert d'Escragnolle Taunay, fora uma dama da alta sociedade brasileira e era irmã do barão d'Escragnolle e filha do conde d'Escragnolle.

Após obter seu bacharelado em literatura no Colégio Pedro II em 1858, aos quinze anos de idade, Taunay estudou física e matemática na Escola Militar de Aplicação, da qual se originaram a Escola Militar da Praia Vermelha (atual Academia Militar de Agulhas Negras), a Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia) e a Escola Central Politécnica (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro)1 2 , tornando-se bacharel em Matemática e Ciências Naturais em 1863. Casou-se com Cristina Teixeira Leite, filha do barão de Vassouras, neta do primeiro barão de Itambé e sobrinha-neta do barão de Aiuruoca. Seu filho foi o historiador Afonso d'Escragnolle Taunay, membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.

Guerra do Paraguai e carreira política

Taunay lutou na Guerra do Paraguai como engenheiro militar, de 1864 a 1870. Desta experiência surgiu seu livro A Retirada da Laguna, de 1869. Após seu retorno ao Rio de Janeiro, Taunay lecionou na Escola Militar e iniciou simultaneamente sua carreira como político do Segundo Império. Atingiu o posto de major em 1875. Foi eleito para a Câmara dos Deputados pela província de Goiás em 1872, cargo para o qual seria reeleito três anos mais tarde.

No dia 26 de abril de 1876, foi nomeado presidente da província de Santa Catarina. Assumiu o cargo de 7 de junho de 1876 a 2 de janeiro de 1877, quando o passou ao vice-presidente Hermínio Francisco do Espírito Santo, que presidiu a província por apenas um dia. Em 1 de janeiro de 1877, durante seu mandato como presidente, ele havia inaugurado, no Largo do Palácio, atual Praça Quinze de Novembro, o monumento aos heróis catarinenses da Guerra do Paraguai.

Inconformado com a queda do Partido Conservador, Taunay retirou-se da vida política em 1878, deixando o país para estudar, durante dois anos, na Europa. Em 1881 foi eleito deputado pela província de Santa Catarina e, em 1885, nomeado presidente da província do Paraná. Em Curitiba, foi um dos responsáveis pela criação do primeiro parque da cidade, o Passeio Público, inaugurado em 2 de maio de 1886 (véspera do dia da entrega do cargo).3 . Exerceu tal cargo até 3 de maio de 1886. Neste ano, torna-se senador por Santa Catarina, tendo sido escolhido de uma lista tríplice pelo Imperador em 6 de setembro de 1886, sucedendo Jesuíno Lamego da Costa.

Recebeu o título nobiliárquico de visconde de Taunay de D. Pedro II em 6 de setembro de 1889. Com a proclamação da República naquele mesmo ano, Taunay deixou a política para sempre.

Carreira literária e artística

Crítico das influências da literatura francesa, Taunay buscava promover a arte brasileira no exterior. No dia 21 de agosto de 1883 propõe à câmara dos deputados a autorização de uma soma para a realização de uma sinfonia por Leopoldo Miguez em Paris, nos Concerts-Collone. Anteriormente fora responsável pela promoção de Carlos Gomes no exterior.

Taunay foi um autor prolífico, produzindo ficção, sociologia, música (compondo e tocando) e história. Na ficção, a obra Inocência é considerada pelos críticos como seu melhor livro. Faleceu diabético no dia 25 de janeiro de 1899.

Foi oficial da Imperial Ordem da Rosa e cavaleiro das imperiais ordens de São Bento de Avis e de Cristo.

Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, criou a Cadeira n.° 13, que tem como patrono Francisco Otaviano.

Obras

  • Scenas de viagem: Exploração entre os rios Taquary e Aquidauana no districto: de Miranda : memoria descriptiva, 1868 (eBook)
  • A Campanha da Cordilheira, 1869
  • La Retraite de Laguna, 1871 (em francês, traduzido como "A retirada da Laguna")
  • Inocência, romance, 1872
  • Lágrimas do Coração. Manuscrito de uma Mulher, romance, 1873
  • Ouro sobre Azul, romance, 1875
  • Estudos críticos, 2 vols., 1881 e 1883
  • Amélia Smith, drama, 1886
  • No Declínio, romance, 1889
  • O Encilhamento: cenas contemporâneas da Bolsa do Rio de Janeiro em 1890, 1891 e 1892, romance, 1ª edição 1893
  • Reminiscências, memórias, 1908 (póstumo)

Fonte: WP

view all

Alfredo d'Escragnolle Taunay, 1º visconde de Taunay's Timeline

1843
February 22, 1843
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1876
July 11, 1876
Florianopolis, Santa Catarina, Brazil
1880
March 8, 1880
Vassouras, Rio de Janeiro, Brazil
1881
1881
Brazil
1899
January 25, 1899
Age 55
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
January 26, 1899
Age 55
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
????
Brazil