Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
There are already 501 genealogy profiles with the van Helden surname on Geni. Join now to find your relatives.

van Helden Genealogy and van Helden Family History Information

‹ Back to Surnames Index

Share

view all 501

Profiles

About the van Helden surname

Segundo Gerrit van Helden, na sua obra Meus Antepassados - A Família Van Helden de 1570 até Hoje, "De acordo com o Banco de Dados Família holandesa o nome Van Helden é um topônimo. O Instituto tem a seguinte análise e explicação: "Muitos nomes de família são derivados de topônimos (nomes geográficos). Esses nomes indicam de onde vieram (nomes de origem), qual a área ou propriedade que moravam ou nasceram, o que inclui ou não o acompanhamento de posse ou arrendamento de terras. O sobrenome também indica os nomes dos lugares onde viviam (números de rua ainda não tinha sido implementada!). Este tipo de nome é também conhecido como "endereço" a fim de dar um nome distinto. Eram usados principalmente nomes de cidades, vilas, como também: nomes de casas, campos, rios, ruas."

Gerrit van Helden conclui que seus antepassados se originaram em Helden, província de Limburg, na Holanda. Que sua pesquisa mostrou que a primeira citação do nome Van Helden se deu em Wijk. Neste lugar se casou Leendert Fransz van Helden com Anneke (faltam maiores informações sobre ela). Isto ocorreu por volta de 1.600, quando ele tinha uns 30 anos de idade. Entre 1.600 e 1.610, nasceram seus filhos. Também foram encontrados registros de dois irmãos Leendert, qual sejam, Cornelis e Jan.

Avançando no tempo, por volta do século XVI, registro de membros da família foram encontrados em nas atuais localidades de Heusden e Altena. Estas eram localizadas em ma região fértil e não é de estranhar que os antepassados ​​alí se instalaram, já que a família Van Helden era tradicionalmente uma família de agricultores.

Por outro lado, as pesquisas de Gerrit van Helden encontrou "sete" outras tribos chamado Van Helden. Não pode (ainda) ser demonstrada uma interdependência.