Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Alemães na Colônia Teresópolis (atual Águas Mornas)

view all

Profiles

Este é um subprojeto relacionado ao Projeto Maior Imigrantes Alemães ao Brasil

Este subprojeto visa organizar dados genealógicos dos imigrantes alemão que vieram ao Brasil e foram instalados na Colônia Teresópolis, no estado de Santa Catarina.

Os imigrantes já identificados estão na lista de perfis deste subprojeto,

Teresópolis foi a última colônia instalada às margens da estrada de Lages. Foi colonizada por 40 famílias germânicas, chegadas em 3 de junho de 1860. Localizada às margens do rio Cubatão, Teresópolis atendia, especificamente, aos objetivos de povoar a Estrada de Lages no sertão de São José, uma vez que as demais estavam no vale do Maruim e no Garcia. As atividades econômicas praticadas em toda a extensão da colônia eram as mais diversas, como engenhos, olarias, moinhos, pequenas fábricas de charuto, cerveja, louça, cultivo de cereais, criação de animais para carga e abate, além da presença de vários artesãos que produziam utensílios e ferramentas domésticas e para o trabalho (MATTOS, 1917). Em 2016 a antiga Colônia Teresópolis, assim como as Colônias de Vargem Grande, a comunidade de Löffelscheidt e a colônia Santa Isabel, pertencem ao município de Águas Mornas, SC.

Fonte: Famílias de origem alemã no estado de Santa Catarina. Volume I = Familien deutscher Abstammung in Santa Catarina – Band I / GenealogiaRS (Org.) – Porto Alegre: EST Edições, 2017.