Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Alemães na Colônia Vargem Grande (atual Águas Mornas)

view all

Profiles

  • Jacob Backes (1838 - 1865)
    Reference: MyHeritage Family Trees - SmartCopy : Feb 11 2018, 2:08:12 UTC
  • Mathias Petri (1799 - 1875)
  • Philipp Petri (1810 - 1879)
  • Johann Werner (1779 - d.)
    cc 26.1.1815 Marriage: 01 FEB 1815 Katholisch, Kluesserath, Rheinland, Preussen Batch No.: Dates: Source Call No.: Type: Printout Call No.: Type: M991112 1798 - 1885 0574528 Film NONE Sheet: 00 Veio pa...
  • Anna Kuhnen (1812 - bef.1848)
    Emigrou entre 1830 e 1836 com sua mãe e os irmãos Johann Peter e Mathias Wilhelm. Em 1836 migrou para a Colonia Vargem Grande, pertencente hoje a Aguas Mornas-SC. Junto com ela foi seu marido, filhos e...

Este é um subprojeto relacionado ao Projeto Maior Imigrantes Alemães ao Brasil

Este subprojeto visa organizar dados genealógicos dos imigrantes alemão que vieram ao Brasil e foram instalados na Colônia Vargem Grande, no estado de Santa Catarina.

Os imigrantes já identificados estão na lista de perfis deste subprojeto,

A Colônia Vargem Grande, situada às margens do rio dos Bugres, afluente do rio Cubatão, foi fundada com algumas famílias alemãs em 1837, no governo do Tenente-Coronel José Joaquim Machado de Oliveira. Com a utilização do novo percurso da Estrada de Lages pelo rio Cubatão, imigrantes descontentes com as terras da colônia São Pedro de Alcântara, abandonaram-na e se localizaram à margem da nova estrada que ligava o litoral catarinense ao planalto. Foram 44 colonos, sendo 43 alemães e um dinamarquês. O crescimento dessa colônia leva à criação da localidade de Löffelscheidt, em 1847. Segundo Piazza (1994), o incremento populacional e econômico da Colônia Vargem Grande pode ser atribuído à qualidade do solo e à sua topografia, que facilitou o desenvolvimento da agricultura e favoreceu a fixação do imigrante alemão no local. Em 2016, tanto a Colônia Vargem Grande quanto a localidade de Löffelscheidt pertencem ao município de Águas Mornas, SC.

Fonte: Famílias de origem alemã no estado de Santa Catarina. Volume I = Familien deutscher Abstammung in Santa Catarina – Band I / GenealogiaRS (Org.) – Porto Alegre: EST Edições, 2017.

===============================================================================

Em 1836 o governo provincial concedeu terras para alguns imigrantes alemães descontentes com a baixa fertilidade do solo da colônia São Pedro de Alcântara, possibilitando sua transferência para o vale do Cubatão fundando a colônia Vargem Grande(3). Padre Paiva descreve o processo de fundação da colônia Vargem Grande:

         "No ano de 1836, onze famílias alemãs, deixando as datas que lhes tinham concedidas no Maruí (leia-se São Pedro de Alcântara), pediram e optiveram outras, posto que mais limitadas, nas margens do Rio Cubatão. Aqui reunidos, os novos povoadores começaram por prestar não pequeno serviço, fazendo com sua presença, desaparecer os indígenas, que ainda de vez em quando infestavam estes lugares. Feitas algumas derrubadas, ''''''formaram uma pequena colônia, que hoje(1848) promete esperançoso futuro, não só pela fertilidade das terras e índole de seus cultivadores, como pela vizinhança em que está, com a nova colônia Santa Isabel(fundada em 1847), que se vai estabelecendo nas margens do Rio dos Bugres e proximidades da Serra da Boa Vista"(4).

IMIGRANTES ALEMÃES FUNDADORES DA COLÔNIA VARGEM GRANDE

NIKOLAUS HEINZEN, nascido em 1793, casado com Anna Theissen, nascida em 1788; e os filhos: Johann Peter, nascido em 1819; Maria Katharina, nascida em 1821; Anna, nascida em 1823.
MATTHIAS HEINZEN, nascido em 1814, filho dos patriarcas Nikolaus Heinzen e Anna Theissen, casado com Anna Maria Junklaus.
MATTHIAS WILHELM KUHNEN, nascido em 1814, casado com Katharina Loch.
MATTHIAS LOCH, casado com Katharina Berg; e os filhos Matthias, nascido em 1815; Gertrud; Johann; Franz, nascido em 15 de abril de 1824; e Agnes.
MATTHIAS MICHELS, casado com Katharina Pretz; e os filhos Heinrich, Anton e Johann.
PHILIPP PETRI, casado com Anna Kuhnen (irmã de Matthias Wilhelm Kuhnen).
JOSEPH PETRI, nascido em 1822 (irmão de Philipp Petri); casou com Anna Loch.
FRIEDRICH PREIS, casado com Helene Elisabetha Lieser; e os filhos Bernard e Teresa Helena, nascida em 10 de março de 1829.
HENRIK GOTTLOEB WESTRUP, nascido em 06 de abril de 1804, em Copenhagen, na Dinamarca. Casou com Maria Rosa de Jesus Mafra.
MATTHIAS WOLLSCHEID, casado com Maria Junklaus; e as filhas Helene, Susanna e Maria.

Posteriormente, também migraram para a colônia Vargem Grande:

JOHANN STEINBACH, casado com Gertrud Loch.
NICOLAU PRIM, nascido em 07 de outubro de 1845, neto dos patriarcas Johann Prim e Barbara Steinbach, casado com Ana Kuhnen.
JACOB PHILIPPI, nascido em 08 de maio de 1832. Filho dos patriarcas Jakob Philippi e Helene Ludwig, casado com Maria Rosar.

Fonte: Toni Vidal JOCHEM é bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em História Cultural pela mesma Universidade, na linha de pesquisa 'Migrações, Cultura e Identidade", sob a orientação da Profª Dra. Eunice Nodari. É autor dos livros Pouso dos Imigrantes e A Epopéia de uma Imigração, e organizador da publicação Sesquicentenário da Colônia Santa Isabel 1847-1997, Celebração e Memória. Co-autor do livro São Pedro de Alcântara: 170 anos depois e organizador do livro São Pedro de Alcântara - Aspectos de sua História. Foi coordenador do biênio comemorativo do 170º aniversário de imigração alemã de São Pedro de Alcântara - 1998/1999, membro da Academia de Letras de Biguaçu-SC e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina-IHGSC. Site http://www.tonijochem.com.br/col_vargemgrande.htm visitado em 01/01/2024.